O mais completo
guia de raças do Brasil

Facebook
Como escolher o cão ideal

cadastrar remover

// Artigos e notícias
Saiba como viajar com seus animais de estimação

Com a chegada do período e férias, especialistas dão dicas para garantir o bem estar dos pets

Quem tem um bichinho sabe que às vezes planejar uma viagem pode ser complicado, já que deixá-lo sozinho por muito tempo não é de modo algum uma opção. Embora existam alguns locais que cuidam dos pets por um tempo, optar por levar seu animal para uma viagem pode ser uma experiência incrível para ambos. Confira as dicas dos especialistas do Vet Quality Centro Veterinário.

 

ITENS BÁSICOS PARA BAGAGEM DO SEU ANIMAL:

- Coleira e guia

- Ração em quantidade adequada para período da viagem

- Potes para água e comida

- Shampoo de costume e toalha

- Cama, brinquedos

- Medicamentos de uso contínuo e para emergências

 

PREVENÇÃO DE DOENÇAS:

- O animal deve estar com vacinação e vermifugação atualizadas.

- Viagens para litoral exigem prevenção contra Dirofilariose ou verme do coração.

- Viagens para localidade rural exigem prevenção contra pulgas e carrapatos, além de cuidados com berne e picadas de insetos que podem ocasionar reações alérgicas.

- Consultar Médico Veterinário para maiores informações.

 

TRANSPORTES:

A escolha do meio de transporte mais adequado vai depender da distância até o destino final. Viagens longas de carro causam maior estresse ao animal, dê preferência pelo transporte aéreo.

Antes da viagem, seja ela de carro ou avião, evite alimentar o animal para evitar enjôo.

 

CARRO:

- O animal deve ser transportado no banco traseiro utilizando cinto de segurança especial para cães ou caixa de transporte adequada (cães e gatos).

- O ambiente dentro do automóvel deve estar fresco, o excesso de calor pode causar danos irreversíveis à saúde do animal.

- Em caso de viagens longas, parar a cada 2 horas para oferecer água e passear com o animal.

 

AVIÃO:

- Atentar-se as regras de cada companhia aérea quanto ao tipo e tamanho de caixa de transporte necessário, necessidade de sedação do animal, reserva da viagem, documentação necessária para embarque do animal, e lembrar que o número de animais por vôo é limitado.

- Algumas companhias permitem a viagem do animal na cabine junto com seu dono ao invés de ir no bagageiro, informe-se com a companhia aérea.

 

DOCUMENTAÇÃO VIAGENS DE CARRO OU AVIÃO:

 

VIAGENS NACIONAIS:

- Certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 4meses de idade contendo o nome do laboratório produtor da vacina, lote e validade da vacina. A vacina deve ser aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano da data da viagem.

- Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.

 

VIAGENS INTERNACIONAIS:

- Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Agendar com antecedência uma consulta para realização dos procedimentos necessários para emissão do documento. O prazo para emissão do mesmo pode passar de 30 dias úteis.

- Atestado de saúde emitido por um médico veterinário, com informações sobre as condições de saúde e se o animal está apto para viajar. O atestado possui validade de 10 dias a partir data de emissão.

- Carteira de vacinação atualizada.

- Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.

- Alguns países exigem exames e documentos específicos, além de realizarem quarentena na chegada do animal. É importante se informar antes de agendar a viagem.

 

Legenda: Especialistas dão dicas para garantir o bem estar dos pets durante a viagem (Foto: Shutterstock)



Veja mais

Confira 14 alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Pesquisa em ação

Problemas com barulho

Guarda compartilhada

Castração e todos os mitos que vêm com ela

« anterior 1  2  3  4  [5]  6  7  8  9 próximo »

capa anuário

Confira nesta edição:

> Os melhores cães

> História de criadores

> Adestramento, Saúde, Cuidados com os filhotes..

> E muito mais...



Todos os direitos reservados. Editora Minuano
Proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização e aviso prévio.