O mais completo
guia de raças do Brasil

Facebook
Como escolher o cão ideal

cadastrar remover

// índice de raças

// Grupo: 2 - Pinscher e Schnauzer, molosos e boiadeiros suiços

« anterior [1]  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16 próximo »

Affenpinscher
Affenpinscher

Origem: Alemanha

Tamanho: Pequeno


Área de criação: Pequena


Temperamento: Equilibrado


Atividade física: Moderada


Visualizar índice completo


 

Utilização: companhia e guarda.

Tamanho: 25 a 30 cm.

Peso: 4 a 6 quilos.

Aspectos gerais: o Affenpinscher é um cão de pelo duro, pequeno e compacto, com uma expressão de macaco. A cauda é natural. O ideal é que seja portada em forma de sabre ou foice.

Pelagem: a pelagem sobre o corpo deve ser áspera e densa. A cabeça é tipicamente adornada por sobrancelhas espessas, cerdosas e por pelos em forma de coroa ao redor dos olhos, por uma barba expressiva, pelo topete e por pelos nas bochechas. A pelagem da cabeça deve ser a mais dura, espalhada e mais reta possível. Isto contribui essencialmente para a expressão de macaco. A cor é preto puro com subpelo preto.

Longevidade: 10 a 12 anos.

Temperamento: sem medo, alerta, persistente e fiel, ele é um agradável cão de família. 

 

Originalmente usado como cão de companhia na região do Sul da Alemanha, o Affenpinscher recebeu este nome, que em alemão significa "Pinscher-macaco" porque a pequena cabeça deste cão se assemelha a de alguns símios. Os exemplares da raça possuem um colar de pelos ásperos ao redor da cabeça, enfatizando a expressão de macaco. A raça é muito antiga, conforme provam quadros anteriores ao século XVII onde figuram cães de aspecto semelhante. Seus ancestrais foram descritos por Albrecht Dürer em suas xilogravuras. Acredita-se que a raça descenda do Pinscher Alemão de Pelo Duro. A primeira aparição de um Affenpinscher em exposição foi no ano de 1879, quando a raça se tornou bastante popular. 

Caracterizado por uma mistura de exuberância e serenidade, este pequeno cão é vivo e esperto. Leal, afetuoso e teimoso, é um bom vigia e guardião, assim como um excelente caçador de roedores. Adapta-se bem à vida em apartamento, mas requer cuidados diários de escovação. 

 

« anterior [1]  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16 próximo »

capa anuário

Confira nesta edição:

> Os melhores cães

> História de criadores

> Adestramento, Saúde, Cuidados com os filhotes..

> E muito mais...



Todos os direitos reservados. Editora Minuano
Proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização e aviso prévio.